Controle de Gestos:

movimento para 3d com apenas um dedoUm toque na tela: Rotaciona o 3D
movimento para 3d com dois dedosDois toques na tela: Movimenta o 3D
movimento de pinça com dois dedos Movimento de pinça com dois toques: Aproxima ou afasta o 3D


Artérias do Tronco

A vascularização do tronco é feita por ramos diretos ou indiretos da aorta descendente.
A aorta descendente é dividida em duas porções, a torácica e a abdominal, em correspondência com as duas grandes cavidades do tronco onde se situam.
A aorta torácica ou descendente está localizada no mediastino posterior. Começa no limite inferior da quarta vértebra torácica onde é contínua com o arco aórtico e termina na frente do limite inferior do décimo segundo no hiato aórtico no diafragma.
No seu início, está situada à esquerda da coluna vertebral; aproxima-se da linha mediana à medida que desce em direção ao abdome; e, no seu término, fica diretamente à frente da coluna vertebral. Ela descreve uma curva que é côncava para a frente, e como os ramos que se originam dela são pequenos, a diminuição do seu tamanho a medida que desce é insignificante.
A aorta abdominal tem início no hiato aórtico do diafragma, no limite inferior do corpo da última vértebra torácica. Em sua trajetória no abdome, desce anteriormente à coluna vertebral, terminando no nível da quarta vértebra lombar, discretamente à esquerda da linha média, dividindo-se nas duas artérias ilíacas comuns. Durante essa trajetória no abdome, a aorta diminui rapidamente em tamanho, em consequência dos muitos ramos calibrosos que dela se originam, ao contrário do que ocorre com a porção torácica da aorta.

Artérias do Tronco